Joao Estevão

Braille: Entenda a importância do sistema

O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil desenvolvido para pessoas cegas ou com baixa visão, permitindo que elas leiam e escrevam textos por meio do tato. Sua importância nas escolas é fundamental para garantir a inclusão e o acesso igualitário dos alunos que necessitam desse sistema.

Saiba algumas das razões pelas quais o Braille é importante nas escolas:

  • – Permite que os alunos cegos ou com baixa visão tenham acesso ao mesmo conteúdo educacional que seus colegas videntes, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades;
  • – O aprendizado do Braille facilita o desenvolvimento da alfabetização nas crianças com deficiência visual, permitindo que elas leiam e escrevam de forma independente.
  • – Com o conhecimento do Braille, os alunos com deficiência visual podem ter acesso a uma vasta gama de livros e materiais educacionais adaptados, o que é essencial para o seu aprendizado.
  • – Desenvolvimento de habilidades motoras finas e o fortalecimento das habilidades cognitivas, contribuindo para um crescimento mais completo das capacidades dos alunos.
  • – Permite que os alunos com deficiência visual sejam mais independentes em suas vidas diárias, como ler placas, menus e outras informações importantes sem depender de outras pessoas.
  • – Aprender o Braille possibilita que as pessoas cegas ou com baixa visão se comuniquem de forma mais eficiente, escrevendo cartas, notas e outras mensagens para se conectar com outras pessoas.
  • – É fundamental para a preparação dos alunos com deficiência visual para a vida adulta, tornando-os mais capacitados para prosseguir com seus estudos e carreiras.

O Braille é uma ferramenta poderosa para a educação e a inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas. É essencial garantir que esse sistema seja ensinado e amplamente utilizado para promover o acesso igualitário à educação e para capacitar os alunos com deficiência visual a alcançarem seu pleno potencial acadêmico e pessoal.

Na época que frequentei a escola, principalmente no período da alfabetização, não precisei do Braille, pois ainda tinha uma boa acuidade visual. Fui aprender o sistema com mais de 30 anos de idade, quando precisei dessa poderosa ferramenta de inclusão no meu dia a dia.

Hoje, sou professor de Braille e já formei mais de 250 professores da rede pública de educação para atuarem com crianças com deficiência visual.
Infelizmente, a grande maioria das Secretarias de Educação só introduzem o sistema Braille para crianças cegas, deixando as que possuem baixa visão utilizarem o que lhes restam da acuidade visual.

A meu ver, os dois públicos poderiam ter acesso ao sistema, até mesmo porque não sabemos se a baixa visão ficará estagnada ou chegará à cegueira. Caso aconteça a segunda condição, o aluno com baixa visão já terá o Braille como ferramenta de autonomia.

Um outro ponto importante é evitarmos um sofrimento prolongado de uma pessoa com baixa visão que se torna cega. A primeira coisa que nós pensamos é que não teremos como fazer mais nada, principalmente estudar.
Por esse motivo, sou defensor do ensino do sistema Braille para pessoas cegas e, também, com baixa visão.

Portifólio

Graduado em Direito, aprovado na prova da ordem dos Advogados do Brasil, e com duas pós-graduações em Direito Civil e Gestão de Entidades Sem Fins Lucrativos. Atualmente cursando Pedagogia. Experiência como professor em diversos níveis de ensino e coordenação de projetos de acessibilidade.

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